quinta-feira, 20 de maio de 2010
Breves Apontamentos sobre a Aldeia do Vale-Pombal
Segundo alguns a mais antiga aldeia do concelho de Pombal que conserva caracteristicas tradicionais, ainda habitada.
Pertence a duas freguesias, Pombal e Vila Cã, do lado esquerdo da rua principal que divide a aldeia, freguesia de Pombal, lado direito Vila Cã, o que origina casos deveras originais.
Os residentes de outros tempos, nao sabiam ler nem escrever, dai, aquilo que se conhece da historia desta aldeia, é aquela que passou de boca em boca, ate aos nossos dias.
Teria sido uma importante aldeia noutros tempos, por onde passaria a estrada principal, vinda de Pombal, em direcçao nascente, pelo menos ate Abiul.
Os seus habitantes, viviam da agricultura, pecuaria e pastoricia, trocando ou vendendo os excedentes em feiras da regiao.
O aproveitamento dos solos araveis era intensivo e com a retirada de pedras para delimitaçao de parcelas e construçao de habitaçoes ou estabulos, iam surgindo novos solos, a custa de muito esforço humano.
Com a abertura de novas vias de comunicaçao, com o surgir da emigraçao e com a falta de acessos condignos, levaram a aldeia a um progressivo abandono.
Em minha opiniao, tambem a falta de interesse de investimentos nesta zona serrana por parte de alguns dirigentes politicos, aceleraram o abandono a partir dos anos 70.
No entanto, quero acreditar que esta a surgir alguma tendencia para inverter esta situaçao, com a recuperaçao de algumas habitaçoes abandonadas, com a fixaçao de 2 ou 3 casais, com a melhoria de alguns acessos, esta aldeia ainda sera um local interessante para se viver, ou passar uns bons momentos de lazer.
Nao teremos tudo a mao,......mas Pombal fica tao perto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Estimei encontrar-te na internet.
ResponderEliminarFiquei contente por saber que divulgas a nossa aldeia.
Continuação de boa sorte.
O teu padrinho Manuel Antunes
Boa noite Manuel Monteiro, adorei o breve comentário. Meu nome é Guida Monteiro descendência da família dos Monteiro´s o que tenho para acrescentar acerca desta aldeia é a estrada de acesso a esta localidade foi contruída por Manuel Monteiro da Silva que viajou para o Brasil, cidade Santos onde estava seu tio Joaquim Monteiro nascido em 31/10/1868, irmão de Manuel Monteiro Novo (Meu bisavó), seus pais Manuel Monteiro casado com Babara da Silva ( meus tetravós). Interessa me bastante saber mais, como por exemplo como nasceu esta aldeia, quem fundou, quantas famílias existentes desta localidades, tradições, hábitos, culinárias, os trajes, etc.
Eliminar